sábado, 8 de junho de 2013

Desintoxicação Capilar - O Segredo para Cabelos Longos, Lindos e Saudáveis





Você já parou para pensar sobre a quantidade de produtos que passa em seus fios todos os dias? Esse é um assunto importante que passa despercebido pela maior parte de nós, viciadas em cuidados e produtos capilares. A maioria só se importa em passar mais e mais produtos a cada dia, testar as novidades e perceber (ou desejar ter percebido) resultados maravilhosos. E se o problema não for o produto que você usa, mas sim seu cabelo?


O que faz com que seu cabelo bonito?

A beleza do seu cabelo está diretamente ligada à saúde e vitalidade do seu couro cabeludo. Como um solo rico dá à luz belas plantas, árvores, frutas e flores, um couro cabeludo saudável e equilibrado produz UM cabelo exuberante. Seu cabelo é nada mais do que, na maior parte, queratina (que é uma proteína de fibra), crescendo a partir de folículos pilosos em seu couro cabeludo. A beleza de seus cabelos começa com você sabendo manter o couro cabeludo mais saudável possível portanto, a bela fórmula de cabelo é bastante simples: 

Couro Cabeludo Saudável = Cabelo Bonito

Deixá-lo respirar

O couro cabeludo é uma pele grossa, com mais vasos sanguíneos e nervos do que a pele do resto do seu corpo. Como o resto de sua pele, o couro cabeludo precisa respirar, receber nutrientes e vitaminas do sangue e liberar seus resíduos. Hoje, onde quer que você viva, está exposto a poeira e poluentes que se depositam em seu cabelo e couro cabeludo. Esse acúmulo constante de poeira e produtos químicos impossibilita o seu couro cabeludo de respirar normalmente e prejudica sua vida e saúde por meio de uma intoxicação lenta vinda do lado de fora. Ainda por cima, nem tudo o que colocamos nos cabelos sai com a lavagem normal, muito menos se você segue as técnicas Low/No-Poo. A cada produto que usamos, emulsificantes, surfactantes, conservantes, óleos, silicones e um monte de toxinas se acumulam em nossos fios e couro cabeludo.

Este envenenamento de seu couro cabeludo também vem de dentro. O sangue transporta não apenas nutrientes, mas também toxinas (a partir do ar e de alimentos e os líquidos que você consome). E estas toxinas acabam por envenenar seu cabelo!

Para manter o couro cabeludo saudável, você precisa limpá-lo e remover as toxinas nele presentes.  

Chega uma hora que os fios estão tão saturados de restos de óleos, extratos e agentes químicos das máscaras de tratamento e finalizadores, que nada mais faz efeito, ou os tratamentos começam a ter efeito contrário.

É quando chega nesse ponto que a gente pede ajuda e acaba ouvindo a famosa frase, '' Use um AR uma vez por semana/a cada quinze dias, ele vai retirar tudo o que se acumulou nos fios''. OK. Você usa shampoo para lavar o cabelo, com a intenção de limpar a poeira e poluentes acumulados, mas mesmo seu shampoo está te prejudicando ao deixar uma série de toxinas e componentes não saudáveis por onde passa.
Leia Esse Post

Se um shampoo normal (hidratante, perolado) já faz estrago nos fios, imagine um AR. Ele retira os óleos e hidratação dos fios e abre as escamas de uma maneira tão agressiva que, às vezes, nem o condicionador mais emoliente do mundo faz seu cabelo ficar macio depois dessa ''terapia''.


Se Shampoo Não é a Solução, Como Vou Desintoxicar Meus Cabelos?

Com ARGILA ! A solução DETOX para um couro cabeludo e cabelos saudáveis e bonitos vem da natureza, como de costume!

A argila é um simples, mas tremendamente poderoso desintoxicante. Animais a usam para curar e purificar seus organismos, e a ciência está lentamente descobrindo suas propriedades incríveis e efeitos sobre a saúde e beleza. Graças à sua composição única, a argila atrai e retém poeira, toxinas, poluentes, micróbios e parasitas: ela age como um agente de desintoxicação e pode ser usado tanto interna como externamente. Ao usar ''shampoos'' de argila natural, não só obtemos um efeito de limpeza, mas também um efeito de desintoxicação. Esta sinergia garante fornecer ao seu cabelo as melhores condições para que ele cresça forte, sedoso e brilhante. A argila é um impulso saudável para a vitalidade de seu cabelo.

A condição de seu cabelo é, obviamente, dependente da qualidade dos produtos que você usa, mas ela também é afetada por aquilo que você come, bebe e sua rotina de exercícios. Ainda assim, mesmo que você tenha a dieta mais perfeita da terra e fizer exercícios todos os dias, o stress do dia a dia gera e acumula toxinas em seu corpo. Estas toxinas internas também podem ser os culpadas para o seu cabelo ser sem graça, muito oleoso ou muito seco, sem vida, danificado ou até mesmo com queda (em suma, ser muito menos do que você espera, se não simples terrível). Será que isso significa que você tem que gastar milhares de Realidad$s em um retiro de spa orgânico antes que você possa ver o seu cabelo (realmente) cheio de vitalidade e brilho? Absolutamente, não!

A perda de cabelo é geralmente associada com a toxicidade no sangue. Portanto, desintoxicação do couro cabeludo e limpeza são essenciais para o crescimento do cabelo. 

A argila proporciona uma desintoxicação poderosa por ser um agente purificador natural. Você pode tirar vantagens incríveis do DETOX e melhorar sua vida com o poder dessa belezura.


Um Pouco Mais Sobre a Argila Bentonita (VERDE)

A Bentonita tem sido considerada o limpador mais eficaz no mundo. Trata-se principalmente de Montmorilonita (um mineral) e vem em duas formas - sódio e cálcio. Embora ambas sejam comumente usadas ​​para desintoxicação, a Bentonita de Sódio tem uma carga negativa mais elevada, tornando-se extremamente eficaz em puxar metais pesados ​​e toxinas do corpo. Se usado internamente ou externamente, ela  funciona como um ímã para as toxinas.

Se você está sofrendo de alopecia ou outra condição do couro cabeludo, considere o uso de argila Bentonítica para desintoxicar o couro cabeludo. Ela livra o couro cabeludo de parasitas, infecções, acúmulo de produto, etc.

Para preparar, misture uma parte de água com uma parte de argila em uma jarra de vidro e deixe durante a noite. No dia seguinte, massageie o barro em seu couro cabeludo e deixe por aproximadamente 20 minutos. Também é seguro aplicar a argila em todo o cabelo, rosto e corpo, porque ele combate a acne, cravos e espinhas.

Pode-se também considerar beber Bentonita para desintoxicar o corpo. Misturar uma colher de chá com 50 ml de água e uma colher de chá de casca de Psyllium é recomendado. As toxinas são puxadas para a argila, enquanto a casca de Psyllium servem como um laxante. Beber muita água vai empurrar o barro para fora do corpo com as toxinas.

Argila Bentonítica também pode ser usada ​em banhos de desintoxicação. Antes de entrar no banho use um pincel seco e comece a partir de seus pés, indo para cima em direção ao seu coração em movimentos circulares. Use uma xícara de Sal do Mar Morto com algumas colheres de sopa de Bentonita. Não se esqueça de beber muita água enquanto você estiver na banheira cheia de água quente. Como você irá suar, toxinas serão liberadas pelos seus poros.

Resumindo, Bentonita é uma argila verde derivada de cinzas vulcânicas e seus super poderes vêm de minerais, como o alumínio, ferro, sódio, cálcio, titânio, mas os principais são:

Magnésio - É um mineral muito necessário no corpo para que as células possam sobreviver. É um mineral anti-envelhecimento usado pelas células para funcionar e produzir energia. Ele rejuvenesce e desintoxica as células. Sem este mineral, o cabelo não é capaz de crescer e torna-se opaco.

Potássio - Este é o mineral que transporta resíduos celulares para a superfície externa, de modo que iram ser eliminados. Sem isso, os resíduos se acumulam, fazendo com que as células não funcionem bem e não sejam capaz de produzir mais células. Com o potássio, o cabelo se torna saudável e flexível tornando-se resistente à quebra e pontas duplas.

Sílica - Se há deficiência de Sílica , o cabelo torna-se sem vida e sem brilho, propenso a dividir as extremidades e no couro cabeludo fica seco. Quando a umidade natural fica retida no corpo, o tecido conectivo torna-se elástico e a possibilidade envelhecimento é prejudicada, diminuída. Deste modo, a Sílica pode proporcionar resistência ao cabelo, para a queda e a quebra.


Algumas Informações Adicionais

  • Contém altos níveis de sílica e ferro, que são excelentes para a limpeza do cabelo.
  • Estimula as curvas naturais dos fios cacheados, é uma beleza !!
  • brilho aos cabelos, especialmente quando combinada com os fluidos ácidos, como, vinagre de maçã ou suco de Aloe Vera.
  • Certifique-se de usar somente utensílios de plástico ou de madeira quando a mistura, como o metal vai diminuir o efeito da argila
  • Não ingerir durante a gravidez

Espero que tenham gostado das informações!! Fiquem ligados aqui no blog, pois hoje a tarde sai a segunda parte dessa série sobre Detox!! Nessa segunda parte você irá aprender uma série de receitas e vai ouvir minha opinião sobre o uso da Argila Verde nos meus fios, além de receber dicas de onde achar essa belezinha por um bom preço e qualidade!!


Grande beijo e até o próximo post!!

Segunda Parte : 
http://hairchem.blogspot.com.br/2013/06/desintoxicacao-capilar-o-segredo-para_8.html

10 comentários:

  1. Excelente post!

    Já faço uso da argila há muitos anos, comecei usando na pele do rosto e hj uso nas raízes do cabelo tb. Realmente posso dar minha palavra q o que vc diz nesse belo artigo é verdade: desintoxica, os cabelos ficam mais saudáveis, é só ganho mesmo.

    É bom lembrar que para ingestão a pessoa procure comprar argila de qualidade.

    E outro ponto importante: argila e óleo de linhaça são incompatíveis, não devem ser usados no mesmo dia.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Fefa. Também uso há tempos e gosto muito muito!
      Sobre a qualidade da argila, coloquei uma observação sobre isso no segundo post, até mesmo para os cabelos é importante que seja de qualidade!!

      Sobre o óleo de linhaça, o que indiquei foi gel de linhaça, inúmeros SPAS usam a mistura de Argila Verde + Linhaça em tratamentos para o rosto, por exemplo, não há relatos de incompatibilidade, até onde eu sei, onde você viu sobre isso?

      Grande Beijos

      Excluir
  2. Você sabe se a argila desbota tinta, flor?

    Ah, parabéns pelo blog maravilhoso! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mayra. Pode acontecer de desbotar sim se você não souber fazer corretamente. Estou pesquisando qual é a maneira de evitar isso!

      Muito obrigada :) Seja bem vinda e volte sempre
      Beijo

      Excluir
  3. Poderia ser usado a argila branca tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Argila Branca possui propriedades reconstrutoras e não desintoxicantes !
      Mas se vc tem cabelos descoloridos, a branca é a melhor opção mesmo

      Excluir
  4. Adorei seu post... estou em transição sera que se eu passar argila ajuda a formar cachos e tirar a progressiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, como eu escrevi lá na segunda parte do post, o detox estimula os cachos e tira a química dos fios!!

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Olá Giovana, achei muito bacana esse espaço aqui!
    To querendo tirar uma dúvida, minha irmã ta usando um shampoo que eu to achando o cabelo dela muito melhor, a formula é: AGUA, AMMONIUM LAURYL SULFATE, AMMONIO LAURETH SULFATE, COCAMIDE DEA, COCAMIDOPROPYL, BETAINE, DIMETHICONOL, CYCLOMETHICONE, PEG-2 STEARATE, PEG-120 METHYLGLUCOSE DIOLEATE, LAUTETH B-2, HYDROLYZED KERATIN, HYDROLYZED WHEAT STRCH, HYDROLYZED WHEAT PROTEIN, PANTHENOL, GLYCERIN, PARFUM, DIMETHICONE COPOLYOL, DM-DM EDTA, METHYLPARABEN, MACADAMIA TERNIFOLIA SEED OIL, BERTHOLLETIA EXCELSA SEED OIL, CITRIC ACID, PROPYLPARABEN.

    O que você acha dessa composição?

    ResponderExcluir