quarta-feira, 4 de setembro de 2013

COMO RETIRAR A UMECTAÇÃO - MÉTODO U.C.P.E.




O pós-tratamento é, com certeza, um divisor de águas quando se trata em decidir por ser adepta ou não à técnica de Umectação. Quantas foram as vezes que você já ouviu ou leu uma reclamação de uma colega sobre como foi difícil tirar o óleo dos fios ou como eles ficaram oleosos e pesados mesmo após a lavagem? Além disso, você já deve ter ficado incomodada de passar um Shampoo após o tratamento de óleo, ''Ué, não vai sair tudo? Eu vou perder o tratamento?''. Eu ficava!

Após muitas umectações que resultaram em cabelos extremamente pesados e oleosos, outras que terminaram com um cabelo palha de tanto shampoo que foi preciso passar e outras tantas que tiveram um resultado nulo foi que começou minha caça ao método perfeito para retirar os óleos dos fios. Foram muitas experiências falhas, até que tive uma simples, porém genial, ideia !


O MÉTODO U.C.P.E. 


O que é: Um método usado para retirar os óleos dos fios após a umectação, de maneira que o tratamento não seja perdido, os cabelos não fiquem oleosos e pesados mas sim macios e saudáveis e a umectação seja bem sucedida sem ir para o ralo.

A sigla: Aqui você já vai adivinhar o procedimento, e é essa ideia, um nome fácil que faça você saber as etapas do processo sem ter de ficar consultando.  U = Umectar, C = Condicionar, P = Pausar, E = Enxaguar.

Atenção: Muitos vão dizer, '' Ah, mas isso é Co-Wash!'', NÃO É !! Co-Wash é uma técnica que pede toda uma mudança de rotina e produtos que são usados, o U.C.P.E. é apenas um método que possui uma característica do Co-Wash, o qual você usa após as Umectações, para ter um melhor aproveitamento do tratamento.

Você vai precisar: De um pente de madeira, grampos ou piranhas e um tubo de Yamasterol Amarelo (Tradicional). Você também pode pegar uma folha de babosa para misturar no creme e, além de turbinar a hidratação, aumentar o poder de limpeza.


*A técnica foi desenvolvida e apenas testada com Yamasterol, devido ao seu poder de limpeza sem conter sulfatos e de condicionamento sem pesar. Leia AQUI sobre o Yamasterol.

Como Fazer:

1 -  Após ter aplicado os óleos e feito a pausa desejada, seja ela de 30 minutos ou um noite inteira, solte seu cabelo e desembarace bem com um pente de madeira (plástico quebra os fios e deixa com frizz).

2- Divida o cabelo em partes e vá embebedando as mexas com Yamasterol Tradicional misturado ou não com o gel da folha de babosa, da raiz às pontas, sem medo. Sature bem as mexas. Após ter aplicado bastante produto em tudo, coloque Yamasterol nas pontas dos dedos e vá passando por toda a raiz, massageando e passando bastante até cobrir tudo o que está com óleo.

Como Dividir o Cabelo

As fotos desse passo a passo, inclusive, foram feitas em um dia de U.C.P.E.



 3 - Penteie bem os cabelos e entre no chuveiro. NÃO enxágue o cabelo. Faça esfoliação no corpo, coloque a depilação em dia, faça uma máscara de argila no rosto, faça tudo o que tiver que fazer no banho, sem deixar que o cabelo seja molhado. O vapor da água quente vai ajudar no processo, você irá perceber que o cabelo começa ficar mais macio. Mantenha assim por ao menos 15 minutos. 
Caso você não queira deixar o chuveiro ligado esse tempo todo, apenas lembre de deixar o banheiro quentinho e com vapor enquanto faz as coisas. NUNCA coloque touca térmica ou outra fonte de calor para substituir esse processo. 

4 - Após esse tempo de pausa, enxágue seu cabelo bem direitinho, com bastante água e passando a mão por ele todo. Nesse ponto, ele deverá estar macio e com sensação de limpo e condicionado, não deve estar aquele grude que fica quando está com o óleo. Está pronto! Saia do banho e finalize como de costume!!  

O resultado em mim foi muito agradável, com cabelos macio, brilhantes e saudáveis, espero que o seu também.

*Caso você não esteja segura e cisme em passar Shampoo, siga essas instruções !!

*O Yamasterol possui pH entre 6 e 7, portanto, passe um produto com pH baixo para selar os fios se desejar.


Vale lembrar que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra, você pode testar essa técnica também com outros condicionadores se desejar. A intenção aqui é dar dicas e ensinar coisas novas, não nos responsabilizamos por nada que você faça em seu cabelo, contudo, nos preocupamos em passar apenas dicas seguras e testadas pela equipe.

7 comentários:

  1. Legal! Você já fez esse processo quantas vezes? E o que você sugere passar para selar os fios. Já grata :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só o uso do óleo combinado com o condicionador (desde que em um pH, neste caso, no mínimo 4,0) já são o suficiente para isto! =D

      [peço liberdade Gi]

      Abraços
      F.

      Excluir
  2. Adorei! Viu testar assim agora. Eu sempre fico cismada com esse negocio de lavar a U com shampoo. Nunca mais!! Kkkkkk :*

    ResponderExcluir
  3. AMEI a dica! Confesso que achei que era puro caô, mas super amei a dica. Por favor, compartilhe sempre! AMEI!

    ResponderExcluir
  4. Nem li tudo (li tudo depois), mas só de ver o fator "Condicionar", tipo, de fato Gi!
    Eu tinha feito isso umas duas vezes, e só assim U funcionava comigo!
    Acho e sempre acharei ilógico usar shampoo após uso oleico! XD

    Abraços.
    F.

    http://beautynroll.blogspot.com.br

    ResponderExcluir